Untitled Document
A vida no telhado

Comunicado de imprensa de 23 de April de 2014

sistema ZinCo
A configuração de segurança permanente sistema ZinCo consiste nas camadas funcionais: camada de proteção, camada de drenagem, sistema de filtragem, substrato e nível das plantas.

Sistema ZinCo "Tapete Sedum"
Terminal do aeroporto de Ibiza, Configuração do sistema ZinCo "Tapete Sedum".

Sistema ZinCo "Plantas aromáticas"
Banco Santander, em Madri, Configuração do sistema ZinCo "Plantas aromáticas".

Sistema ZinCo "Energia solar"
Centro de Tecnologia em Munique, a configuração do sistema ZinCo "Energia solar".

Sistema ZinCo "Cobertura inclinada"
Planta de reciclaje Vertresa em Madrid, Configuração do sistema ZinCo "Cobertura inclinada".

Sistema ZinCo “Jardim na cobertura”
Renaissance Barcelona Fira Hotel em Barcelona, Configuração do sistema ZinCo "Jardim na cobertura".

Sistema ZinCo “Jardim na cobertura"
Jardim de telhado em Marbella, Costa del Sol, Configuração do sistema ZinCo “Jardim na cobertura".

Sistema ZinCo “Jardim na cobertura”
Technoseum em Mannheim, Configuração do sistema ZinCo “Agricultura Urbana”.

Dificilmente uma forma de telhado, proporciona tantos usos diferentes, como o telhado plano. Um telhado verde oferece dependendo do desenho de um novo habitat para a flora e fauna, bem como espaços abertos utilizáveis e áreas de lazer para os seres humanos. Isto é tanto mais valioso quanto as áreas urbanas são mais densamente povoadas.

Como pioneira de telhado verde a empresa ZinCo representa há mais de 40 anos sistemas confiáveis e permanentemente funcionando – adequado para qualquer projeto de telhado verde e desejo de desenho.

Quer se trate de um telhado plano típico, com 2 % de declividade ou sem, um telhado inclinado (telhado de uma ou duas águas, telhado borboleta), um teto abobado (telhado arqueado), um telhado verde é possível de até 35° de declive. ZinCo oferece dependendo da forma do telhado, estrutura do telhado e pedido de vegetação o sistema apropriado. A distinção é feita, em princípio, entre um sistema extensivo ou intensivo.

Verde em diversas formas

Um telhado verde extensivo pode ser grande em superfície mas saindo com um custo relativamente baixo e uma manutenção sem exagero. Assim, a espessura da camada é de cerca de 5–15 cm e um peso baixo de 60–150 kg/m², o que permite uma instalação posterior em telhados existentes, sem quaisquer problemas. Outra vantage, a manutenção e os custos são gerenciáveis, porque as comunidades de plantas usadas, suculentas regenerativas (Sedum), musgos, gramíneas e ervas se contentam com a chuva natural (> 600 mm/ano). Como em todos os telhados planos 1–2 inspecções por ano são suficientes para controlar os drenos do telhado ou instalações de ventilação e, por exemplo, para remover hervas daninhas.

Em comparação, os telhados verdes intensivos oferecem toda a gama de projetos de arquitetura paisagistica – como ao nível do solo. Com espessuras de camada de 15 a 100 cm crescem grama, perenes, arbustos e árvores, muitas vezes combinados com calçadas, pátios, áreas de lazer ou recursos hídricos. Mesmo pavimentos, acima de estacionamentos subterrâneos podem ser construidos quando a estática permite. Em telhados verdes intensivos são calculadas conforme a execução 150 a 1300 peso kg/m²,  irrigação e manutenção tem que ser considerado.

Sistema adequado

O sistema de cobertura é composto basicamente por uma pluralidade de camadas funcionais. Base é sempre um telhado profissionalmente selado, ou seja, a impermeabilização deve ser resistente as raizes ou deve ser assegurada através da aplicação de uma proteção antiraizes additional. A construção começa com uma manta de proteção de alta qualidade para proteger a impermeabilização de impacto mecânico. Isto é seguido por um elemento de drenagem que armazena a água da chuva em suas celulas e o excesso de água sendo levado pelos canais do lado inferior de forma segura para os drenos do telhado. Os elementos de drenagem usados variam em relação a altura, peso e material de acordo com as necessidades da natureza da vegetação. A instalação dos elementos em toda a area, mesmo debaixo de calçadas e decks garante uma drenagen sem bareiras e atua quando necessário como cofragem perdida para ancorar, por exemplo, muros de pedra ou de equipamentos de brinquedos de crianças. Para a continuação segue na camada de drenagem um tecido de filtro, que retem os finos das camadas sobrepostas de substrato. Este é composto de materiais minerais e orgânicas em proporçoes ajustada à vegetação planejada. Finalmente, as plantas são aplicados. Para telhados verdes extensivos, além de plantas plug e pequenos brotos de sedum, misturas de sementes ou tapetes de vegetação pré- cultivadas estão disponíveis. Para telhados verdes intensivos, se é desejado grama, perenes, arbustos ou árvores podem ser plantadas.

Combinação lucrativa com energia solar

Além dos telhados verdes extensivos e intensivos clássicos, um uso a mais para telhados planos: a combinação de telhados verdes e uso photovoltaico para produção de enegia. Aqui há sinergia através do uso de placas de base adequados para telhados verdes, que fixam as placas solares, segurando-se em posição com o peso da camada de substrato sem penetrar a impermeabilização do telhado. Durante o dia, a cobertura verde mantem a temperatura do ambiente mais baixa, portanto, proporciona um aumento de produção de cerca de 4 % de energia eletrica.

Valor acrescentado através de telhados verdes

Os telhados verdes equilibram a temperatura em telhados planos, aumentando assim a longevidade da impermeabilização de coberturas. Retem a água da chuva (entre 40 % e 90 %, dependendo do sistema de telhado verde) e, assim, alivía o sistema de esgoto. Os sistemas melhoram o isolamento acústico dos edifícios e também atuam como um isolamento termico adicional, ou seja, menos aquecimento no inverno e menos arrefecimento no verão. As plantas filtram poeira e particulas finas da atmosfera poluída das cidades. Os telhados verdes criam espaços adicionais de lazer e são um destaque arquitetônico com inumeros exemplos ao redor do mundo. Tudo isso só é sustentável e de sucesso a longo prazo, se o objeto esta planejado com orientação profesional, a tecnologia funcionalmente confiável e a execução profissional garantido. Isto é o que é ZinCo.

Autor: Roland Appl, ZinCo GmbH

Mais informacoes podem ser obtidos:

ZinCo GmbH
Lise-Meitner-Str. 2